CUIDADO COM FALSO TÉCNICO

hd abertoMuitos técnicos estão abrindo discos rígidos em locais inadequados, danificando e diminuindo a taxa de recuperação de dados com sucesso.
Existem muitos vídeos no youtube onde este tipo de profissional e usuários resolvem abrir um HD. Esses videos, infelizmente, tem muitas visualizações. Todavia, menos de 1% que teve sorte em recuperar seus arquivos, outros 99% perdem seus dados para sempre.
Essa perda acontece devido a tecnologia que existe em seu disco rígido, seu giro é de 4.500 a 7.200 rotacões por minuto, uma pequena partícula de poeira pode trazer danos irreversíveis na superfície do disco.
Vale ressaltar que a falha nem sempre esta relacionada com a parte interna do disco, um técnico sem experiencia abre achando que vai solucionar o defeito porém somente piora a situação.
A cada dez discos recebidos pela Microbackup pelo menos um foi aberto pelo usuário ou por um técnico irresponsável que visa em tirar proveito do cliente em busca de lucro. A grande verdade constatada por nossa empresa que pesquisou o assunto em vários laboratórios de recuperação de dados no Brasil e no mundo é que a abertura de um disco é feita apenas em último caso. Há uma grande dificuldade em realizar este tipo de trabalho, mesmo atendendo a todas as normas em sala limpa e com ferramentas e técnicas que variam para cada modelo de disco rígido.
Um disco aberto pelo usuário ou técnico sem qualificação quando tratado por um laboratório de recuperação de dados tem chances de recuperação de menos de 50%. Um disco como este passa pela eletrônica, sala limpa, descontaminação com produtos químicos e alinhamento. Após todo esse processo é que passamos para os equipamento de recuperação de dados. Pode ser necessário reiniciar o processo de recuperação várias vezes até que seja possível encontrar a parte passível de recuperação.